terça-feira, 20 de maio de 2014

Resenha: Divergente - Veronica Roth


Resenha




Divergente é o tipo de livro que tem uma história emocionante e envolvente mas, também é o tipo de livro que somente se resolve nos últimos capítulos.

A história é baseada em uma Chicago futurista, em que a cidade é dividida em cinco facções Audácia os corajosos, Erudição os inteligentes, Abnegação os altruístas, Amizade os que mantém a paz acima de tudo e Franqueza aqueles que dizem a verdade acima de tudo. Cada pessoa ao atingir 16 anos tem o direito de escolher entre permanecer em sua facção de nascença ou ir para outra, sendo que, acontece realmente uma mudança, sua família, amigos, crenças e tudo o que você tinha será passado. 

Beatrice, a personagem principal nasceu na Abnegação e vive com seus pais e seu irmão Caleb, a facção que mais "sofre" pois devem aturar piadinhas como ser chamado de "caretas" pelas outras facções. E ao atingir a idade ela (como todos os jovens) faz um teste para mostrar para quais facções ela tem aptidão, e seu teste é frustrante pois ela não apresentou aptidão para apenas uma como o normal, e sim para três (Abnegação, Erudição e Audácia). Em seu teste a aplicadora (que se chama Tori) diz que os resultados foram inconclusivos e que ela é divergente.

Divergente são aqueles que apresentam aptidão para mais de uma facção e no caso de Tris é considerado mais sério pois quanto mais divergência, mais perigoso é considerada a pessoa, ou seja ela não pode ser controlada. E depois que Beatrice recebe todas essas informações ela é informada por Tori a manter sigilo só para si, e aguardar até o dia de sua escolha.

No dia de sua escolha, Bestrice escolhe a Audácia e seu irmão Caleb escolhe a Erudição ( o que seu pai não esperava) e sem ter tempo para despedidas ela é encaminhada para a Audácia, mas para chegar até a facção é necessário muita coragem pois os iniciados devem correr atrás de um trem e entrar dentro (com ele em movimento), e depois pular do trem ainda em movimento em cima de um edifício e neste edifício devem pular dentro de uma cratera escura e sem nenhum tipo de informação se haverá algo para os proteger. Tris surpreende a todos e a si mesmo pois é a primeira a pular e ao alcançar o solo ela cai em uma rede de proteção e é auxiliada por um rapaz chamado "Quatro". Quatro é um veterano da Audácia e é um dos responsáveis a avaliar os iniciados, caso os iniciados obtiverem uma baixa nota nas avaliações físicas e mentais, os que ficavam abaixo da pontuação eram obrigados a deixar a facção e se tornar um sem-facção (que recebem sempre apoio da Abnegação.)

No decorrer do livro acontece a transformação de Bearice em Tris, e toda a sua iniciação na Audácia. Depois de muita ação e uma história de tirar o fôlego, vem um final muito empolgante e que deixa o leitor sem fôlego e com uma tremenda ansiedade pela continuação da série.


Autora: Veronica Roth



Nenhum comentário:

Postar um comentário